Tuesday 7 April 2009

Fandom na Mídia 1

A presença do fandom na mídia vai além das matérias do fantástico sobre cosplay e meninas que fugiram de casa. Alguns shows quebram a 'quarta parede': expressam que têm fãs e sabem disso!

O exemplo de hoje é o episódio 18 da quarta temporada de Supernatural. Nesse episódio, os irmãos Winchester descobrem que a vida deles e sua luta contra monstros sobrenaturais existe em uma série de livros populares. Confiram.



O diálogo, a partir do momento que nos interessa, segue mais ou menos assim:

Dean:Olha! Há garotas do Sam e garotas do Dean e- O que é uma slashfan?
Sam: Como em.... Sam/Dean. Juntos.
Dean: Tipo... juntos JUNTOS?
Sam: É.
Dean: ... elas sabem que nós somos irmãos, certo?
Sam: Não parece importar.
Dean: Aw, fala sério, isso é... Isso é doentio!


É claro que o fandom EXPLODIU, lógico, metade dele sendo composto das ditas slashfans que acharam a cena extremamente ofensiva. Eu, pelo contrário, achei o máximo. O episódio não se divertiu à custa dos fãs, desejou rir com eles. Se você ver o resto, os criadores da série também fazem troça deles mesmos: no episódio, o escritor dos livros pede desculpa aos irmãos por escrever histórias tão ruins e os livros, apesar de populares, não vendem bem.

O negócio é deixar o SRSBSNS de lado e aproveitar o reconhecimento de uma subcultura em uma série de sucesso em horário nobre.

3 comments:

  1. Mas realmente, o Fantástico estampou à todos nós como retardados que perderam a época de se fantasiar e usam os animes como pretexto.

    ReplyDelete
  2. Oh Droga...

    "Isso é doentio!" [2]

    ReplyDelete